Município de São Domingos do Cariri é pioneiro na implantação de projeto inclusivo para alunos com necessidades especiais


24/02/2021 | 756 | Assessoria | Administrador | Educação | Compartilhe :

MUNICíPIO DE SãO DOMINGOS DO CARIRI é PIONEIRO NA IMPLANTAçãO DE PROJETO INCLUSIVO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

A prefeitura de São Domingos do Cariri se torna a pioneira na implantação do Projeto "A Caminho da Inclusão - Cuidar é um ato de Amar", que tem o objetivo de favorecer o processo de inclusão escolar de alunos com necessidades especiais, possibilitando um trabalho individualizado de acordo com as necessidades de cada aprendente. 


O projeto, que atenderá os alunos matriculados na Creche Escola Municipal Damião de Oliveira Brito e na Escola Municipal João Martins dos Santos, visa promover ações pedagógicas concretas e eficazes que favoreçam o pleno desenvolvimento cognitivo, psicomotor e social de cada um dos indivíduos. Segundo o prefeito, Onildo Lindemberg, esse "é apenas o início de uma jornada ampla para que os são-dominguenses, que possuem necessidades especiais, possam desenvolver com cidadania um futuro pleno como cidadão". 


Para apresentar o novo projeto, a Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação promoverão uma formação para professores em Atendimento Terapêutico, de segunda (22) a quarta-feira (24). Além disso, haverá uma palestra destinada aos pais de alunos com necessidade de atendimento especial, nesta quarta-feira (24), à tarde, no ginásio de esportes.


O "Caminho da Inclusão" contará com uma equipe formada por psicopedagoga, psicólogo e fonoaudióloga e deverá atender inicialmente um público de 38 crianças. Entre as ações que serão desenvolvidas, estão a mudança na concepção sobre inclusão escolar e lutar por uma escola inclusiva; entender as necessidades educacionais de todos e planejar estratégias de ensino, realizando intervenções que eliminem ou amenizem as barreiras de aprendizagem; e a construção de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de cada indivíduo contemplado pelo projeto.

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.