Prefeitura de São Domingos do Cariri fecha parceria com LAEB, CDSA e UFCG do Campus de Sumé, visando ações para recuperação de área degradada onde era utilizada como antigo lixão

08/02/2024 | 42 | Paraiba Mix | Administrador | Assistência Social | Compartilhe :

PREFEITURA DE SãO DOMINGOS DO CARIRI FECHA PARCERIA COM LAEB, CDSA E UFCG DO CAMPUS DE SUMé, VISANDO AçõES PARA RECUPERAçãO DE áREA DEGRADADA ONDE ERA UTILIZADA COMO ANTIGO LIXãO

A Prefeitura Municipal de São Domingos do Cariri-PB, em parceria com a Professora Alecksandra Vieira de Lacerda – Coordenadora do Laboratório de Ecologia e Botânica – LAEB/CDSA/UFCG do Campus de Sumé-PB – Líder do Grupo de Pesquisa Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido – CERDES – Coordenadora do Projeto das Rotas de Integração Nacional do MIDR – REDESAB – Restauração de Ecossistemas Ciliares Degradados no Semiárido Brasileiro, colocaram em prática mais uma ação conjunta para distribuição de mudas de árvores nativas para recuperação de áreas degradas no município de São Domingos do Cariri.

O terreno que antes servia como aterro sanitário, já passou pela fase de preparação do solo e agora está recebendo mudas e todo um trabalho para recuperação da área degradada. Esta parceria, teve como intermédio a Secretaria de Agricultura – Recursos Hídricos e Meio Ambiente, na pessoa do Secretário Geandre Castro, fez doação de mais de mil sementes diversas, assim como, a integração com a Secretaria de Infraestrutura, na pessoa de Marco-Zalem, ação conjunta, pela qual a Prefeitura Municipal de São Domingos fez a doação de substrato necessário para a germinação de sementes diversas.

“Esta é uma ação de suma importância, principalmente por nosso município está localizado numa região que há décadas passa por um processo de desertificação e degradação do solo. Cada vez mais, precisamos buscar parcerias as quais precisamos olhar com mais atenção para a nossa vegetação e o meio ambiente, é importante essa ação conjunta, principalmente com as áreas que margeiam a bacia do Rio Paraíba”, destacou o Prefeito Onildo Lindberg.