Secretaria de Saúde


Renata de Lima Ferreira
RENATA DE LIMA FERREIRA

Renata de lima Ferreira, tecnóloga em gestão hospitalar, tec. Enfermagem socorrista e graduanda em enfermagem. Secretária de saúde desde janeiro de 2018

Endereço
  • Endereço: Atualizando
  • Bairro: Centro
  • Telefone: (83) 8743-4273
  • Celular: (83) 8743-4273
  • Whatsapp: (83) 8743-4273
  • Email:renatalimasdc@hotmail.com
  • Horário: De segunda a sexta das 08:00 as 17:00 hs

#1 – Minha população precisa de…

Sim, essa é a primeira descoberta que você terá que fazer. É difícil, e pode até assustar os novatos no cargo. Mas sem reconhecer quais são essas necessidades, você e sua equipe não conseguirão providenciar as soluções. Mas fique calmo, veja alguns passos básicos para descobrir as necessidades de saúde do seu município.



O perigo de pensar no indivíduo.



Mas atenção, a partir de agora (da sua posse) você deverá focar na POPULAÇÃO e não no indivíduo, em si. A sua unidade de observação é a sua POPULAÇÃO e não poderá se perder em necessidades individuais. Sei que esta é uma afirmação difícil e dura de ser lida, mas o seu cargo exige isso.



Gerenciar é Resolver Problemas:

Nesse primeiro momento, você precisará arrumar a casa e para isso, deverá encontrar e listar todos os problemas que reduzam a sensação de necessidade atendida em seu município. Você conhece a Necessidade A (que não está sendo atendida) e deverá buscar os Desvios/Erros, as causas principais para a sua não satisfação. Utilizará da sua equipe de profissionais para orientá-lo nessa estratégia (da qual você o é responsável principal). Não deixe de ler este post que comenta sobre a solução de 85% dos problemas da população da sua cidade.



#2 – Planejar ações, programação!



O processo de planejamento envolve estudo da realidade local, adequação desta realidade às diretrizes contidas na literatura e no estabelecimento de um programa de metas. Esse estudo da realidade local é, praticamente, um estudo epidemiológico – de fundamental importância para as ações a serem tomadas. Nesse aspecto, os ACS e a ESF tem grande responsabilidade.



#3 – Estabelecer diretrizes e ações programadas!

Para tomar ações equivocadas, melhor não fazer. Se for fazer, tem que fazer o que é correto e estatisticamente comprovado. E o Gestor deve estar muito atento, pois é nessa etapa que iniciam-se os desperdícios. Solicitar um hemograma para um paciente adulto assintomático para tentar “pegar uma anemia” não tem justificativa clínica e é Desperdício de dinheiro. Veja quais são as ações realmente eficazes e que determinam melhorias na saúde.

 

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.